12 Mai As moedas chinesas trazem prosperidade?
A cultura é relativa, varia de povo para povo, a interpretação do mundo é subjectiva, depende de cada cultura, cada povo tem as suas crenças e manifestações simbólicas. Como o idioma de cada povo varia, varia também a forma como cada povo está, vê, adapta e representa o mundo natural.
O mundo Natural, ou a Natureza, é mais objectiva. A composição atómica e função do ar (Feng ) e da água (Shui) é a mesma desde há milhares de anos. As cores, as formas, os recursos da Terra que transformamos em materiais que compoem as nossas casas: madeira, terra, metal, fogo e água são os mesmo elementos de há milhares de anos. Os ventos, o sol, a vegetação, as chuvas e as secas, os rios e oceanos, a terra. Tudo isto e muito mais, é energia da natureza, ora em estado natural, ora em estado transformado pelos seres humanos.
O Sol é o mesmo, mas cada povo dá-lhe um nome e um valor diferente.
Mas o Sol tem a mesma função de nutrir os Humanos de energia em todo o planeta, independentemente da sua cultura e da sua forma símbólica de o representar.
Então, se o Feng Shui é um conhecimento que gere a energia da natureza em benefício Humano, e sendo esssa energia universal e atemporal, logo, não existe o Feng Shui antigo e o Feng Shui moderno (as culturas é que estão em evolução) nem símbolos de Feng Shui, ou seja, o Ar e a Água (embora mais poluídos) são os mesmos e têm o mesmo impacto na vida humana em qualquer parte do mundo e em qualquer época.
Acontece que o mundo natural e o universo simbólico Humano estão em constante relação, e é quase impossível separar a ciência (conhecimento que se pretende universal) de cultura (conhecimento de cada povo em determinado tempo).
É por isso que o Feng Shui mistura-se com as crenças, que muitas vezes são superstições e daí, como é da natureza humana, usarem símbolos para reforçar essas crenças.
Os Chineses têm crenças, os portugueses têm também as suas, todos os povos têm crenças e superstições. E todas as crenças do mundo têm paralelo, pois baseiam-se sempre em necessidades Humanas, necessidade de protecção, necessidade de amor, necessidade de uma casa para viver e tantas outras necessidades.
Isto porque tenho sempre muitos pedidos sobre símbolos.
Onde comprar moedas Chinesas para a prosperidade, ou o Gato da Sorte para trazer Sorte, ou um Buda para a Serenidade, ou outros símbolos da cultura Chinesa?
Ao que respondo: – não sei.
Normalmente esta minha resposta causa espanto, e muitos me perguntam:
– mas isso não tem a ver com Feng Shui?
-Não, isso tem a ver com a cultura chinesa e o Feng Shui para funcionar não precisa de recorrer a esses, nem a outros símbolos.
Mas como é impossível vivermos sem símbolos, como por exemplo, as letras para podermos comunicar ou os sinais de trânsito para podermos circular de forma ordenada, e é normal os Humanos criarem os seus mundos símbolicos, que por sua vez, potenciam o alcance dos resultados do Feng Shui.
Por exemplo, para potenciar a autoridade, basta aplicar a dinâmica energética dos 5 elementos, mas o cliente pode reforçar com a sua intenção, usando um símbolo que seja alinhado com esse objectivo, que na China pode ser um símbolo completamente diferente que em Portugal ou em Inglaterra.
Por isso, o Feng Shui funciona em qualquer cultura,
em qualquer parte do mundo e em qualquer tempo,
porque não está dependente da cultura, das crenças e dos símbolos para funcionar.
E termino respondendo à pergunta que faz o título deste artigo.
Se acredita que as moedas chinesas trazem prosperidade, então use, afinal a fé move montanhas.
E se souber como funciona a lei da atração, qualquer símbolo com o qual tenha afinidade serve para manifestar o que quer atrair.
No Comments