05 Jun Conheça mais sobre o impacto dos intestinos na sua saúde
Depois de ler este artigo nunca mais vai evacuar da mesma maneira!
Se fizesse esta afirmação “sozinha” talvez me achassem um tanto maluca, mas dou como referência uma médica ocidental conceituada. Estou a falar do livro bestseller “A vida Secreta dos Intestinos” de Giulia Enders. Esta jovem médica consegue apresentar um assunto sério de uma forma divertida e de fácil compreensão. Um livro muito útil para conhecer melhor como funciona o nosso corpo e tomar consciência da importância dos intestinos para garantir uma boa saúde.
Entre outras, uma das partes do livro que me deixou extremamente feliz, foi aquela em que a doutora explica a posição correcta para evacuar. Lembrei-me dos meus pais, que eliminaram a sanita e trocaram-na por uma sanita de chão para podermos ficar de cócoras, a posição ideal para tal importantíssima actividade. Fartei-me de rir ao relembrar as caras das visitas quando se deparavam com um banheiro sem vaso (nessa altura vivíamos no Brasil). Adoro os meus pais! Têm fama de excêntricos, mas as coisas mais importantes para uma vida íntegra e saudável aprendi com eles.
Mas voltando à melhor posição para evacuar. As comodidades modernas nem sempre são sinónimo de saúde. As sanitas são um dos exemplos. Nas minhas consultas de Feng Shui verifico outros hábitos modernos que são prejudiciais à saúde como ter tv’s, pc’s, tablets e telemóveis nos quartos de dormir.
E as estatísticas dão indicadores da saúde dos intestinos, em que se verificam vários desequilíbrios, nomeadamente a prisão de ventre que afecta 1/3 da população dos países civilizados, ou seja, países com sanitas. E um dos cancros mais comuns em Portugal é o cancro do colo-rectal, intestino grosso, portanto.
Para não falar da íntima relação entre os intestinos e o cérebro.
Mas não me vou alongar pois é um tema vasto.
Voltando à posição certa para evacuar. A sorte é que, para nós, pessoas modernas com sanitas, há uma simples solução para a situação, não é necessário entrar em obras de substituição de sanitas, é só arranjar um banquinho com a altura suficiente para elevar os pés e ficar de cócoras na sanita.
O seu intestino vai adorar!
E certamente a sua saúde melhorar!
Ilustração Jill Enders
No Comments