13 Jul 5 Coisas que Deve Evitar Ter no Seu Quarto
O quarto é um reduto muito importante para a nossa saúde em geral. É o local onde se passa cerca de um terço da vida e onde se recupera do desgaste do dia e se renova o corpo para um novo dia. O local que nos transporta para o mundo dos sonhos.
O nosso corpo não pára. Cada orgão tem uma actividade específica e precisa da noite para completar o ciclo de preservação e renovação.
As 5 coisas que deve evitar ter no seu quarto são:
- Camas com arrumos por baixo
Camas com arrumos por baixo, simbolicamente potenciam uma espécie de peso que pode refletir-se em cansaço e num percurso de vida um tanto pesado. É melhor evitar.
- Espelhos
Quando os espelhos refletem quem dorme, duplicam os movimentos provocando maior actividade no quarto. Essa actividade pode prejudicar a qualidade do sono.
Opte por cobrir os espelhos durante a noite ou encontrar uma solução definitiva.
- Ar poluído
Quando estamos a dormir, os pulmões aproveitam para renovar, por isso convém ter o ar do quarto com poucos fumos. Fumos de velas de subprodutos de petróleo, como parafina, incensos de má qualidade, tabaco, essências e “cheirinhos” artificiais e produtos para matar bichos.
Dê preferência a velas de origem vegetal ou animal (normalmente cera de abelha), incensos de boa qualidade e cheirinhos com óleos essenciais calmantes (por exemplo, 2 gotas na almofada/travesseiro do lado oposto daquele onde deita a sua cabeça). Também há receitas naturais para afastar mosquitos.
- Equipamentos eletrónicos e de comunicação
Os equipamentos electrónicos e de comunicação emitem radiação electromagnética. O excesso de exposição a computadores, tablets, wireless, telemóveis/celular, telefones sem fio, rádios e TV’s provocam efeitos adversos para a saúde, manifestando-se a diversos níveis como fadiga, irritabilidade, ansiedade, depressão, enfraquecimento do sistema imunitário/imunológico, como também contribuiu para o desenvolvimento de cancro/cancer.
Já passamos o dia todo expostos a estes equipamentos, por isso não é nada aconselhável leva-los para o seu quarto. Existem várias desculpas para não se ser rigoroso em relação a este péssimo hábito moderno. Compreendo que haverá resistências, das pessoas que julgam que a TV ajuda a adormecer, dos adolescentes que costumam deambular pelas horas da madrugada mergulhados em jogos e chats e muitas vezes adormecem com o telemóvel debaixo da almofada. Os responsáveis por crianças mais pequenas têm a oportunidade de os orientar, para evitar esta prática prejudicial na adolescência, uma idade por si desafiante, cheia de stresse hormonal, emocional e psicológico.
- Objectos de Metal
Mesmo sem telemóveis e televisões no quarto, há sempre alguma actividade electromagnética, nos cabos de electricidade quando ligados a um candeeiro, por exemplo. Ou até mesmo poder apanhar as ondas rádio do wireless do vizinho do lado, debaixo e/ou de cima, no caso de se viver em apartamento. Como o metal é electrocondutor, alguns metais vão intensificar a actividade electromagnética que vai “correr” por camas de ferro, pelas molas dos colchões e/ou por candeeiros de metal e, mais uma vez, prejudicar a sua saúde.
Opte por objectos de madeira, vidro e/ou de terra (por exemplo, candeeiros de barro/loiça) no seu quarto, principalmente se vive em um apartamento.
Estas 5 simples “COISAS” têm um impacto incrível na qualidade da sua vida.
Evitando-as no seu quarto, o seu corpo vai poder recuperar durante o período de sono e atingir maior equilíbrio para poder passar o dia com mais energia, menos stresse e ansiedade e com mais saúde e alegria.
Bom descanso!
Imagem Pixabay
No Comments